Apple Car: O que esperar da gigante tecnológica

Nos últimos meses têm-se ouvido rumores de uma eventual entrada da Apple ($AAPL) no mercado dos veículos elétricos. Desde as notícias de possíveis parcerias com a Hyundai, Nissan ou a KIA, o peso de uma decisão destas por parte da maior empresa cotada no mundo não tem deixado ninguém indiferente.

A ambição da empresa californiana de criar um carro começou em 2014 segundo o nome “Project Titan”. Desde então, mais informações têm-se tornado públicas sobre o plano da empresa em criar um produto nesta nova categoria. Com o recente crescimento de produtores de veículos elétricos, como é o caso da Tesla ($TSLA +395% em 1 ano) e a NIO ($NIO +1260% em 1 ano), a Apple pode querer tirar proveito deste mercado em crescimento e entrar na corrida também.

Não sendo a falta de recursos um problema, um dos principais obstáculos que enfrenta é mesmo o desenvolvimento da tecnologia de uma bateria com um alcance aceitável por um preço minimamente acessível.

Sabendo como a Apple opera, pode ser difícil imaginar um carro com a icónica maçã. Sem dúvida que o produto teria um aspeto moderno e futurista com um interior e dashboard que tiraria proveito da indústria dos smartphones e laptops onde a Apple é um dos líderes. 

Apesar de existir bastante potencial, não é talvez algo que os investidores devam pesar neste momento, sendo que dificilmente este projeto verá a luz do dia antes de 2027.

O caminho mais plausível será o desenvolvimento de um software com a integração de um sistema de entretenimento e um possível piloto automático, que depois passará a ser licenciado a diferentes fabricantes. Esta será uma maneira “mais Apple” de fazer as coisas, visto que farão lucros com o licenciamento sem nunca manchar a imagem da empresa através de associações a acidentes que envolvam os seus produtos.

Autor: Vasco Barreiros

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img