A Apple continua a elevar a sua marca para níveis de qualidade e tecnologia nunca antes experienciadas. Os novos métodos colocados nos seus processos de produção e qualidade do ecossistema criado em redor dos seus produtos são notáveis e dado o aumento dos seus custos, a tecnológica aumentou o preço das subscrições da Apple Music e serviços de streaming nos Estados Unidos.
Agora, um serviço mensal individual de Apple Music custa 10,99 dólares, comparativamente com o preço de 9,99 dólares anteriormente. Perante os concorrentes, a Apple encontra-se agora mais cara que o Spotify, onde este apresenta um plano mensal indivual com o preço anteriormente praticado pela Apple.
Em comunicado à CNN Business, a Apple justificou que a mudança no custo da Apple Music surge “devido a um aumento nos custos de licenciamento e, por sua vez, os artistas e compositores ganharão mais pelo streaming das suas músicas e álbuns”.
Em relação ao serviço de Apple TV+, este aumentou para o valor de 6,99 dólares em contraste com os 4,99 dólares mensais anteriormente cobrados. A Apple começou a sua jornada televisiva com o lançamento de um reduzido número de séries e filmes sendo que, com o aumento da oferta e com o ganho de um Óscar este ano no filme “CODA”, a norte-americana aumentou os seus preços de transmissão. Em relação aos seus concorrentes, a bigtech encontra-se numa posição previligiada através da prática de um preço mais reduzido. Os planos da Disney+, começam nos 7,99 dólares enquanto a Netflix começa com um plano base de 9,99 dólares, embora esteja a desenvolver um novo serviço com anúncios que pode vir a custar o preço atualmente praticado pela Apple.
Estes aumentos surgem num período de instabilidade económica, onde a inflação está a elevar os preços de uma forma histórica. Para fazer face aos custos associados à produção deste tipo de serviços, o aumento dos preços da Apple vem conservar a procura dos seus bens.
Por outro lado, dada a elevada procura destes serviços, estes aumentos podem aumentar de forma mais acelerada, as receitas da norte-americana neste segmento de negócio. No passado trimestre, os services business geraram um total de 16 mil milhões em vendas.
A Apple Music e a Apple TV+ são uma pequena parte do negócio de serviços da Apple, que também inclui inúmeras taxas de licenciamento de pesquisa, garantias de hardware, vendas na App Store e outras empresas. Desta feita, o aumento dos seus serviços nos EUA está oficialmente em prática e surge poucas semanas depois do aumento anunciado nos vários países que se inserem na Zona Euro.

Duarte Talhão, 18 anos, natural de Faro. Frequenta o 2º ano de licenciatura em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). Atualmente pretende desafiar-se diariamente e dado o gosto pela área económico-financeira, decidiu integrar a MeuCapital em março de 2022 onde o fulcral objetivo passa por abordar e desmistificar temas que promovam a literacia financeira e que permitam a constante aprendizagem com os restantes membros da organização.