Segundo o Connected Student Report, da Salesforce apenas 11% dos estudantes afirmam estar realmente preparados para começar a trabalhar após frequentar o ensino superior.
O presente estudo, cujo objetivo é analisar e compreender as características da formação superior dos jovens e a respetiva preparação para o mercado de trabalho, indica que apenas 33% dos estudantes inquiridos afirma ter vivido excelentes experiências na universidade. Desta forma, o relatório divulgado na quinta-feira, propõe que as instituições do ensino superior atualizem a sua forma de posicionamento perante os estudantes, de forma a atrair e motivar os alunos, num sistema com custos cada vez mais elevados e com empresas que colocam a formação superior em segundo plano.
Na fase de recrutamento, as empresas progressivamente colocam em primeiro plano as competências digitais e as hard skills, sendo estas componentes de pouco alvo de formação por parte das universidades.
O estudo, onde mais de 1300 estudantes universitários e 1300 profissionais com ensino superior de vários países e continentes foram analisados e inquiridos, conclui que apenas 30% dos estudantes inquiridos considerou positivo o processo de candidatura e inscrição. Apenas 2% desses 30% afirmam ter tido uma excelente experiência universitária.
Outro dado analisado, conclui que 48% dos estudantes consideram que a formação adquirida será útil apenas nos primeiros cinco anos após a conclusão da formação académica. Apenas 12% dos estudantes sentem-se realmente integrados na instituição. Desta forma as instituições de ensino superior apresentam uma grande lacuna no que toca a possuírem um ambiente acolhedor e hospitaleiro para os seus estudantes.
Cerca de 69% dos estudantes que auferiram ter uma óptima integração sentiram de igual modo que a universidade oferecia experiências personalizadas e ajustadas às suas necessidades individuais.
Por último, cerca de 33% dos alunos afirma querer mais planeamento de carreira, 36% mais recursos como apoios financeiros ou de ajuda mental e 45% mais ajuda para que haja a possibilidade de conciliar a equilibrar a sua vida académica e pessoal.
Bernardo Matos, natural de Viseu. Atualmente, frequenta o 5º ano do Mestrado Integrado Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico e desde cedo que apresenta interesse por temas relacionados com finanças, investimentos e empreendedorismo. Desta forma, em setembro de 2022, juntou-se à MeuCapital com o propósito de ajudar a alcançar o principal objetivo desta: aumentar a literacia financeira em Portugal.