Ambiciona abrir um negócio próprio? Descubra 5 perguntas que deve fazer antes

A conjuntura económica e mundial atual, conduziu a que muitas pessoas se aventurassem na abertura de um negócio próprio. Todavia, a abertura de um negócio não é um processo simples e linear, na medida em que, acarreta um conjunto de responsabilidades acrescidas, bem como, vários obstáculos que podem surgir ao longo do percurso. 

Ao longo deste artigo iremos apresentar cinco perguntas fundamentais que deve ter em conta antes de abrir um negócio próprio.

É melhor trabalhar sozinho ou ter um parceiro de negócios?

A abertura de um negócio com outra pessoa, apresenta como vantagem principal o facto de existir um maior apoio perante as dificuldades típicas do empreendedorismo. Todavia, este facto apenas resulta se a parceria for com a pessoa certa, ou seja, com alguém que partilhe a mesma visão, os meus objetivos e as mesmas ideias. A natureza do negócio também será um fator determinante para a necessidade ou não de um parceiro de negócios. 

O que conceptualizo para a abertura do meu negócio? 

Quando consideramos a abertura de um negócio próprio, devemos considerar se é mesmo algo que queremos, ou se estamos apenas perante um interesse fugaz. Antes de tomar a decisão de abrir um negócio próprio é necessário ter uma visão a longo prazo, considerando todos os prós e contras da decisão a ser tomada. A grande maioria dos empreendedores não consegue enfrentar as dificuldades inerentes à abertura de um negócio próprio, acabando por desistir do projeto, numa fase muito embrionária. 

Quando devo deixar o meu emprego atual para me dedicar ao negócio?

Esta é uma questão que muitas vezes pode ajudar a determinar o sucesso ou o fracasso do projeto. Um empreendedor antes de abandonar o emprego atual, deve possuir uma situação financeira confortável que lhe permita não só sustentar-se como também financiar o seu projeto. No início do projeto, caso esta situação não se verifique é recomendável que o empreendedor mantenha o seu emprego atual e trabalhe no seu negócio próprio a tempo parcial.

Com a abertura do meu negócio, que produto devo oferecer? 

Antes de abrir um negócio próprio, o empreendedor deve ostentar a capacidade de identificar o público-alvo do seu negócio, com o desígnio de conseguir criar um produto ou serviço que vá de encontro às necessidades e que possibilite a sua mitigação. Além da atenção em relação às necessidades do público-alvo, o produto ou serviço escolhido deve ter em consideração a presença no mercado.

O trabalho administrativo pode ser um obstáculo?

Além de todos os obstáculos inerentes ao processo de abertura de um negócio próprio, é comum assistirmos a queixas de empreendedores em relação à quantidade de trabalho administrativo com que têm de lidar. O início de um negócio, acarreta um conjunto de procedimentos de gestão administrativa, como é o caso da contabilidade e de questões legais, os quais estão a cargo do empreendedor. Nesta fase, o empreendedor não tem outra alternativa senão enfrentar estas atividades, contudo quando a empresa já se encontra consolidada, este pode optar por contratar um colaborador com quem possa dividir o trabalho administrativo.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img