Fonte da imagem: TechCruch
Mais um capítulo na saga de despedimentos nas grandes empresas tecnológicas. O CEO da Amazon, Andy Jassy, anunciou na passada segunda-feira, dia 20 de março de 2023, que o grupo irá proceder ao despedimento de mais nove mil colaboradores durante as próximas semanas.
Novembro de 2022 e janeiro de 2023
O anúncio destes novos despedimentos, junta-se aos que haviam sido realizados em novembro de 2022 e janeiro de 2023, os quais afetaram mais de 18 mil colaboradores.
Redução de custos
De acordo com o CEO da Amazon, Andy Jassy, a decisão de proceder a mais despedimentos foi realizada para que a empresa tenha a possibilidade de reduzir os custos, tendo em consideração a economia e a incerteza que existe no futuro. Para este ano, o plano da empresa tecnológica passa por reduzir as despesas de modo a conseguirem investir de forma robusta nas principais experiências de longo prazo dos seus clientes.
Áreas que serão afetadas
Segundo o comunicado da gigante tecnológica, o maior número de despedimentos irá ocorrer nas seguintes áreas: negócio de computação de nuvem, recursos humanos, publicidade e transmissão ao vivo do Twitch da Amazon.
Maior número de despedimentos da sua história
A Amazon enfrenta o maior número de despedimentos da sua história, após um período de elevada contratação que teve lugar durante a pandemia de Covid-19. Em termos concretos, a força de trabalho da Amazon aumentou para mais de 1,6 milhões até ao final de 2021, enquanto que no quarto trimestre de 2019 era constituída por 798 mil colaboradores.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.