Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo

A Amazon ($AMZN) e a Apple ($AAPL) são as marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o ranking Top 100 Most Valuable Global Brands de 2021, desenvolvido pela Kantar BrandZ, uma empresa que analisa o capital próprio de várias marcas.

Para construir esta lista, a Kantar BrandZ desenvolveu uma fórmula para calcular o valor de cada empresa. Esta fórmula permite incorporar não só a maneira como o mercado valoriza os ativos da empresa, mas também a forma como a “pessoa comum” o faz.

Este ranking é liderado pelas gigantes tecnológicas americanas Amazon, Apple, Google ($GOOGL) e Microsoft ($MSFT), avaliadas em $684 mil milhões, $612 mil milhões, $458 mil milhões e $410 mil milhões, respetivamente. Já o quinto lugar desta lista é ocupado pela empresa chinesa Tencent (0700.HK), que atua no setor de social media e videojogos, com uma avaliação de 241 mil milhões de dólares.

No top 10 do ranking e para além do quinto lugar, também o sétimo lugar é detido por uma empresa chinesa avaliada em 197 mil milhões de dólares: a Alibaba ($BABA). De acordo com Graham Staplehurst, Diretor de Estratégia Global da Kantar BrandZ, “as empresas chinesas estão a progredir significativamente a um ritmo lento, mas constante, numa altura em que várias empresas estão a tirar partido dos seus desenvolvimentos tecnológicos e a demonstrar as suas capacidades para seguir as trends que influenciam a China e o mercado global”.

Não acompanhando a evolução verificada no caso das empresas chinesas, as marcas europeias ficaram aquém dos resultados obtidos na década passada. Enquanto a China detém 14% das marcas que constam neste ranking, mais 3% que há 10 anos atrás, a Europa apenas possui 8%, com uma descida de 12% comparativamente ao período em questão. A empresa europeia mais bem posicionada nesta lista foi a Louis Vuitton (€MC.PA), na 21ª posição, e com uma avaliação de 76 mil milhões de dólares.

É ainda importante referir que o valor combinado das 100 empresas que constam no ranking Most Valuable Global Brands deste ano é 7,1 triliões de dólares, o que corresponde a um aumento de 5 triliões de dólares, comparativamente ao valor registado no ano passado.

Autora: Maria Beatriz Dias

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img