Alemanha pretende construir gasoduto em Portugal.

Na passada quinta-feira, o Primeiro-Ministro António Costa, afirmou que a Alemanha pode contar com “100%” da ajuda de Portugal na construção de um gasoduto que facilitaria a distribuição de gás natural na Europa central.

Na sua conta de Twitter, o Primeiro-Ministro escreveu:

“A Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto. Hoje para o gás natural, amanhã para o hidrogénio verde. Até lá, o Porto de Sines poderá ser utilizado como plataforma logística para acelerar a distribuição de GNL para a Europa.”

Segundo Olaf Scholz, Chanceler alemão, a criação de um gasoduto em Portugal teria o objetivo de diminuir a dependência de gás russo. Este transportaria gás numa rota de Portugal para Espanha, França e para os restantes países da União Europeia. 

Com isto, seria possível uma maior diversificação das fontes de abastecimento e transporte de gás natural proveniente do Norte de África.

“Este tipo de gasoduto seria um alívio para a situação de distribuição atual”, afirmou.

O Chanceler alemão também lamentou o facto de um projeto semelhante não ter sido levado em frente no passado.

Para além disso, acrescentou que tinha conversado com os dirigentes da França, Espanha, Portugal e União Europeia de forma a angariar apoio para concretizar o projeto.

As reservas de gás natural liquefeito alemães alcançaram cerca de 75% da sua capacidade total, meta que deveria ser atingida apenas no dia 1 de setembro de forma a garantir que estas durassem a totalidade do inverno.

Estas reservas foram afetadas pelo corte no abastecimento dos gasodutos Nord Stream que não estiveram em operação durante um longo período de tempo e que, atualmente, operam com um volume de gás menor. 

Segundo a Gazprom, empresa estatal russa dona dos gasodutos Nord Stream, o corte no volume deu-se, por parte, devido a sanções económicas que levaram o volume a estar a cerca de 40%.

Mais recentemente, na passada sexta-feira, António Costa afirmou que a passagem do gasoduto por França pode não se vir a concretizar visto que são encontradas dificuldades na sua passagem pelos pirinéus, estando aberta a possibilidade de que este vá diretamente de Espanha para Itália, pelo mar Mediterrâneo.

O Primeiro-Ministro também expressou que o porto de Sines pode ser utilizado como plataforma logística até à conclusão do gasoduto em Portugal.

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