Fonte da imagem: DW
A Alemanha irá juntar-se ao H2MED, o qual consiste no projeto de gasoduto para transporte de hidrogénio verde, cujo acordo entre Portugal, França e Espanha foi celebrado em outubro de 2022, prevendo-se que o mesmo esteja concluído e operacional em 2030.
Parceiro na infraestrutura do projeto
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou no passado domingo dia 22 de janeiro de 2023, que a Alemanha iria ser um parceiro na infraestrutura do projeto de gasoduto com o objetivo de promover o transporte de hidrogénio verde.
Hidrogénio disponível em grandes quantidades e a preços acessíveis
O chanceler alemão, Olaf Scholz, salienta o objetivo de que o hidrogénio esteja disponível em grandes quantidades e a preços acessíveis, apresentando-se assim como o gás no futuro. Além desta consideração, o chanceler alemão, Olaf Scholz, também acredita que este projeto se traduz num avanço tecnológico, cujo alcance apenas pode ter lugar em conjunto.
França e Alemanha: a aposta nas “tecnologias do amanhã”
Os líderes de França e Alemanha, salientam a aposta dos dois países em investimentos nas “tecnologias do amanhã”, nomeadamente nas energias renováveis e de baixo carbono. Neste segmento será criado um grupo de trabalho conjunto entre França e Alemanha, o qual terá como objetivo, tecer considerações relativamente ao desenvolvimento de hidrogénio no final de abril de 2023.
Projeto H2MED
O projeto H2MED teve a sua origem em outubro de 2022, na altura em que Portugal e Espanha chegaram a acordo com França, de modo a promover a construção de novas ligações para transportar hidrogénio verde. Duas das novas ligações seriam entre Celorico da Beira e Zamora e a segunda entre Barcelona e Marselha.
10% do consumo de hidrogénio verde
Relativamente às perspetivas deste projeto, o qual ligará Portugal e Espanha à França e à Alemanha, espera-se que este forneça cerca de 10% do consumo de hidrogénio verde estimado em toda a União Europeia em 2030.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.