Alemanha: Exportações sofrem a maior queda desde abril de 2020

De acordo com o Instituto Estatístico alemão Destatis, as exportações da maior economia da União Europeia sofreram uma queda de 6,3% em dezembro, comparativamente com os valores apresentados no mês anterior.

Maior queda mensal desde abril de 2022

As exportações da Alemanha foram objeto de uma queda mais acentuada do que a perspetivada anteriormente pelos analistas. Este facto constitui a maior queda mensal verificada na componente das exportações desde abril de 2020, ou seja, desde o impacto inicial da pandemia de Covid-19 no comércio externo. 

Exportações e importações anuais aumentam em 2022

Tendo em consideração os dados globais de 2022, é possível verificar que as exportações alemãs aumentaram 14,3% face a 2021, enquanto que as importações também foram objeto de uma evolução de 24,3%, muito por força do aumento dos preços das exportações da energia devido à guerra na Ucrânia. 

Crescimento de 1,9%

De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Estatístico alemão Destatis, a economia alemã fechou o ano de 2022 com um crescimento de 1,9%. Outros dados apresentados pelo Instituto Estatístico alemão Destatis evidenciam que o PIB foi alvo de uma queda de 0,2% nos últimos três meses do ano quando comparado com o trimestre anterior. Contudo é possível destacar que apesar das condições difíceis, foi possível identificar um incremento do desempenho económico no quarto trimestre de 2022.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img