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Airbnb: comprar ou não?

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Para avaliar se uma ação é ou não um bom investimento, devemos primeiro identificar boas empresas e depois calcular se estão caras ou não, consoante diferentes métricas. Como diz Warren Buffett, é melhor comprar uma empresa fantástica a um bom preço que uma boa empresa a um preço fantástico. 

No passado dia 2 de agosto, a Airbnb ($ABNB) anunciou os seus resultados financeiros para o seu terceiro trimestre de 2022. Em termos homólogos, a receita subiu 58% e o FCF 1.6%, já o lucro líquido e o EPS passaram de negativos a positivos (-68 para 379 milhões de dólares e -0.11 para 0.59 dólares).

Os crescimentos mencionados são positivos e um bom sinal após dificuldades relacionadas com as restrições impostas devido à Covid-19. 

Nos últimos 4 anos, a Airbnb tem crescido:

EPS básico a -67%/ano;

-Ações em circulação a 2.1%/ano;

-Receita a 13.2%/ano;

-Lucro líquido a 114%/ano;

FCF a 43%/ano.

Neste mesmo período, a Marriott e Wyndham, aumentaram as suas receitas em -10.6% e -4.3%/ano, respetivamente.

Vendo que a empresa está em forte crescimento, e que começa a providenciar retornos aos investidores, a questão é se conseguirá consolidar-se.

Para ter longevidade, uma empresa precisa de crescer e dar retornos atrativos aos investidores, para além de ter vantagens competitivas ou MOAT. Nesse sentido, em 2021, a empresa apostou na melhoria da pesquisa com a introdução de filtros para pessoas portadores de deficiência ou a opção de ter datas e locais flexíveis. Simplificou também o registo dos Hosts e facilitou a conexão destes com os SuperHosts, tendo em conta o seu idioma e região. A pretensão para agora em diante, é aumentar as reservas de longa duração, o número de Hosts e antecipar as necessidades dos guests.

A liderança, outro aspeto importante para a longevidade de uma empresa, representa mais um ponto positivo. O CEO e o CSO, são co-fundadores e têm sido determinantes para o crescimento da empresa, enquanto a GHO acumulou experiência na Disney durante quinze anos, nomeadamente como Presidente da Disneyland Paris.

No que toca ao preço a pagar pela empresa, este encontra-se historicamente atrativo. O P/E atual é de 58.23 (preço de fecho a 29/08/2022) que está acima dos -15.91 de média nos últimos 12 meses.

Concluindo, a empresa apresenta crescimento saudável e robusto, alguns projetos para ganhar quota de mercado e liderança experiente na área. Adicionado a isso, está avaliada abaixo de valores históricos, o que a torna ainda mais atrativa. No entanto, investir na Airbnb tal como em qualquer outro instrumento, depende do perfil do investidor e da perspectiva de cada um em relação ao futuro de cada ativo. Por mais que uma empresa esteja a crescer de forma sustentada, pode rapidamente tomar um rumo contrário, especialmente com o evoluir da tecnologia. Esta empresa não é exceção e as cadeias de hotéis (Marriott, Wyndham ou MGM) são concorrentes a ter em atenção.

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