Segundo um acordo divulgado pelo grupo Jerónimo Martins, o Conselho de Administração do mesmo vai propor a distribuição de 345,6 milhoes de euros em dividendos, o que corresponde a um dividendo bruto de 0,55 euros por ação.
Política de dividentos: o que é?
A política de dividendos é uma estratégia adotada pelas empresas para decidir quanto do seu lucro será distribuído aos acionistas na forma de dividendos. Essa política é importante porque afeta tanto os investidores quanto a própria empresa.
Ao determinar a sua política de dividendos, uma empresa deve considerar uma série de fatores, tais como metas de crescimento, necessidades de financiamento, perspectivas futuras de ganhos e expectativas dos acionistas.
Algumas empresas optam por pagar dividendos consistentes e crescentes ao longo do tempo, enquanto outras podem pagar dividendos variáveis ou decidir reinvestir o lucro na própria empresa para crescer mais rapidamente.
Payout ratio
Esta proposta “corresponde a um dividendo bruto de 0,55 euros por ação (excluindo as 859.000 ações próprias em carteira) e representa um payout de cerca de 50% dos resultados consolidados ordinários (ou cerca 56% dos resultados líquidos consolidados), quando excluídos os efeitos da aplicação da IFRS16”, refere a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos.
O payout ratio é uma métrica financeira que mede a proporção dos lucros de uma empresa que são distribuídos aos acionistas na forma de dividendos. Essa métrica é calculada através do quociente entre os dividendos pagos pela empresa e o lucro líquido gerado no mesmo período.
Esta proposta, defende a administração, “permite ao Grupo preservar total flexibilidade para continuar a investir de acordo com os seus planos de expansão e aproveitar potenciais oportunidades de crescimento não orgânico, mantendo, em simultâneo, a solidez do seu balanço”.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.