A Adidas estima que caso não consiga a venda do portfólio da linha Yeezy, a qual resulta de uma parceria com o rapper Kanye West, possa apresentar perdas na ordem dos 700 milhões de euros em 2023.
500 milhões de euros em lucros
Atualmente, a Adidas encontra-se a analisar se irá descartar toda a coleção Yeezy e com isso perder 500 milhões de euros de lucros, aos quais acrescem 200 milhões de euros. Não é uma decisão que se possa tomar de ânimo leve, uma vez que, pode representar uma redução da receita em 1,2 mil milhões de euros.
De relembrar que a Adidas terminou a parceria com o rapper Kanye West em virtude dos comentários polémicos proferidos pelo mesmo.
Vendas de 2022 aumentaram 1%
Os resultados iniciais da empresa apontam para que as vendas referentes ao ano de 2022 tenham aumentado 1%, contudo estima-se que o lucro operacional tenha experienciado uma queda para 669 milhões de euros. O novo CEO da Adidas, Bjorn Gulden, espera que a empresa volte a atingir lucro em 2024.
Algumas razões que podem ter levado a perdas operacionais
Contudo as perdas operacionais verificadas na Adidas não se devem somente à suspensão da venda dos artigos da coleção Yeezy, sendo possível apontar outras razões como: o fecho das lojas na Rússia, a suspensão de vendas online, assim como, os fracos negócios na China devido às medidas Covid-zero.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.