Muitos pensam que a rivalidade existente entre as duas marcas desportivas Adidas e Puma apenas se deve ao facto de ambas serem duas das maiores empresas do setor. No entanto, esta rivalidade teve origem há muitos anos atrás, aquando da criação das duas marcas.
A verdade é que em 1948, após a 2ª Guerra Mundial, os irmãos Adolf Dassler e Rudolf Dassler, de origem alemã, decidiram criar duas empresas separadas: a Adidas e a Puma, respetivamente. Não se sabe ao certo o motivo da zanga entre os dois irmãos Dassler, no entanto, crê-se que poderá ter sido por motivos políticos ou até pela má relação entre as suas parceiras.
Esta semana, a rivalidade das duas empresas voltou a reacender-se. O até então CEO da Puma, Bjorn Gulden, é oficialmente o novo diretor-executivo da Adidas e iniciará funções a partir de 2023. Sendo assim, Harm Ohlmeyer, que ocupava esta posição, passará a liderar a empresa.
Estas mudanças na liderança da gigante alemã ocorrem após as vendas da Adidas no mercado chinês terem caído bastante e, também, depois do fim da parceria com o rapper e estilista Kanye West, que esteve recentemente envolvido numa grande polémica.
Autor: Francisco Gaspar

Francisco Gaspar, 20 anos frequenta o 2ºano da licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Frequentou a AESE Summer School em 2021. É Coordenador do pelouro de Pedagogia no Núcleo de Estudantes de Economia da FEUC e membro da Júnior Empresa de Estudantes da FEUC (JEEFEUC), tendo sido Project Manager do evento “The Trading Game 2022”