Os investidores institucionais vão poder comprar ações da EDP Renováveis (EDPR) com um desconto de 9,2% face à cotação de hoje. Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empesa anunciou, na terça-feira, que vai lançar uma operação de aumento de capital de cerca de 1,5 mil milhões de euros.
O objetivo é acumular 19 mil milhões de euros para implementar 20 gigawatts de renováveis até 2025. A EDP pretende investir no total 24 mil milhões de euros, sendo a mesma dona de 83% da EDP Renováveis
Após o acordo estar fechado, a EDP irá colocar as suas ações a um preço unitário de 17 euros, sendo um preço acima da média dos últimos seis meses, mas 36,4% abaixo do máximo histórico.
Para chegar ao valor da oferta, a EDP terá que emitir 88 milhões de ações (aumento de 10%). Assim, os investidores podem comprar ações da EDP Renováveis com um desconto de 9,2% face à cotação de hoje.
Este aumento de capital é só dirigido a investidores institucionais, não podendo ser feito por atuais acionistas, fazendo com que a EDP passe a deter 75,4% da EDP Renováveis. Esta operação será conduzida pelos bancos que oferecerão as novas ações no mercado aos investidores, tendo como nome ABB (accelerated booking).
Só depois da compra das ações pelos investidores é que a EDP fará o aumento de capital subscrito pelos bancos que conduziram a ABB. A assembleia para aprovação do aumento de capital decorrerá no dia 12 de Abril de 2021.
Autor: Afonso Silva