O setor dos veículos elétricos tem sido um dos favoritos para investidores no último ano, com base na expectativa de que seja feita a transição de combustíveis fósseis para energias renováveis o que irá proporcionar um crescimento nas vendas dos fabricantes deste tipo de veículos e, consequentemente, conduzir a preços de ações mais elevados.
As ações da Tesla tiveram um crescimento de mais de 700% em 2020, com a NIO, empresa baseada na China, a disparar 1,900% e a Li Auto, que se tornou uma empresa pública apenas o ano passado, valorizou cerca de 167%.
A indústria automóvel eléctrica continua a aumentar as suas vendas enquanto a venda de automóveis tradicionais foi pressionada pela pandemia de Covid-19.
A adoção generalizada de veículos elétricos está a crescer na China, Europa, e nos Estados Unidos da América. A Administração Biden está a propor um investimento de $174 mil milhões de dólares na indústria.
Dada toda a atenção e a aposta no mercado de veículos elétricos que tem surgido nos últimos tempos, elaborámos uma lista de cinco ações com potencial de crescimento, nesta indústria, que deverá ter em atenção em 2021:
A Tesla, talvez a empresa mais reconhecida no setor, já conquistou um lugar muito especial para os investidores. As ações da empresa subiram de $705,67 por ação, no final de dezembro, para $900,40 por ação em Janeiro, encontrando-se agora nos $671.
Os analistas esperam uma subida, num futuro próximo, para valores acima dos $700 por ação, com as previsões mais positivas a indicarem uma subida que ultrapassa os $1.000 por ação.
As ações da fabricante chinesa de veículos elétricos, NIO, caíram 17% desde o início de 2021. No entanto, a ação já atingiu um máximo histórico de $66,99 por ação, e neste momento é negociada em torno dos $45 por ação.
As suas ações têm estado sob a pressão de uma grande mudança relacionada com o seu afastamento das growth stocks, juntamente com preocupações sobre uma escassez global de semicondutores que tem perturbado a produção e preocupações com o aumento da concorrência.
Contudo, os analistas ainda veem a NIO como uma das principais ações de veículos elétricos. O JP Morgan, por exemplo, tem um preço-alvo de $70 por ação.
“Esperamos uma concorrência relativamente limitada para a NIO e prevemos que a empresa duplique as suas vendas de 44.000 para 90.000 este ano”, disseram os analistas do JP Morgan numa nota recente aos seus clientes.
A fabricante chinesa, XPeng, viu este ano o seu preço por ação cair para $42, quando em novembro de 2020 já teria alcançado os $64 por ação.
A 4 de Abril, a empresa reportou entregas trimestrais recorde, 13.340 veículos no primeiro trimestre, um aumento de 487% em relação ao ano anterior, o que se deve ao crescente reconhecimento da marca, com uma carteira de produtos ampla, e uma expansão das suas redes de vendas e marketing em toda a China.
Os analistas do Deutsche Bank consideram a empresa “bem posicionada para vender volumes significativamente mais elevados nos próximos meses com a introdução de avanços tecnológicos. Um relatório da imprensa local indica que a empresa tem como objetivo chegar às 100.000 entregas este ano”.
Também no dia 4 de Abril, a Li Auto anunciou um aumento anual de 334,4% nas entregas do primeiro trimestre (12.579 veículos) e disse que iria reforçar, ainda mais, a sua rede de vendas e serviços diretos em resposta à forte procura e em antecipação dos lançamentos de novos modelos em 2022.
As ações da Li Auto verificaram, também, uma queda este ano, sendo que em novembro de 2020 as ações da empresa chegaram a ser negociadas a quase $40, e em março de 2021 caíram para os $18 por ação. Contudo, o preço das ações está a recuperar, à medida que as vendas continuam a aumentar, estando agora à volta dos $31 por ação.
Os analistas do Deutsche Bank nomearam as ações da Li Auto como uma das melhores ações de veículos elétricos a comprar agora.
Embora não seja uma empresa fabricante de apenas veículos elétricos, a empresa tem apostado na produção deste tipo de veículos. As ações da fabricante alemã de automóveis, Volkswagen, atingiram um máximo em abril deste ano, tendo chegado aos €245 por ação, algo que foi impulsionado pela sua ambiciosa estratégia de eletrificação. Contudo, neste momento, o preço por ação não é tão alto, sendo que diminuiu para os €213.
Os planos da empresa oferecem uma forma de os investidores tomarem uma posição no crescimento do mercado dos veículos elétricos enquanto investem, também, numa tradicional da indústria automóvel, podendo ser uma empresa que oferece menos exposição ao risco.
Autor: Diogo Trindade Monteiro