Fonte da imagem: Executive Digest
Desde o início do ano as ações da Mota-Engil já subiram 54%, apresentando o melhor desempenho de entre as 600 maiores empresas da Europa. Apenas as ações da empresa alemã Kion Group, se equiparam ao desempenho das ações da Mota-Engil, registando uma valorização de 49%.
Subida da cotação das ações da Mota-Engil
A subida da cotação das ações da Mota-Engil pode estar relacionada com o regresso da apetência por ativos de risco por parte dos investidores. Todavia, é possível destacar outro elemento que suporta a subida galopante das ações da Mota-Engil em 2023 que é o seguinte: nas últimas nove sessões, “mudaram de mãos”, em média, 2,6 milhões de ações da Mota-Engil por dia, um valor 3,5 vezes acima da média diária registada desde fevereiro de 2021.
Preço-alvo das ações entre os 2,53 euros e os 5,26 euros
Uma avaliação realizada por Felipe Leite, analista do CaixaBank/BPI, a qual foi publicada a 23 de janeiro de 2023, apresenta um preço-alvo das ações da Mota-Engil situado entre os 2,53 euros e os 5,26 euros nos próximos 12 a 18 meses, preço fortemente impulsionado pelo momento forte que o grupo está a passar em várias regiões, sobretudo em África e na América Latina.
Divisão do capital
A estrutura acionista da Mota-Engil, conta além da participação da família Mota, a qual detém 40% do capital, com uma participação qualificada da construtora chinesa China Communications Construction Company, a qual detém 32,4% do capital, remontando a sua entrada a 2020.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal, podes fazê-lo em XTB ou Degiro

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.