Arrancou na última quarta-feira no Parlamento Europeu a sessão plenária que determina a diretiva europeia de transparência salarial.
As empresas europeias vão ser obrigadas a divulgar dados sobre remunerações, de modo a permitir que os funcionários comparem salários e a expor diferenças salariais entre indivíduos de diferentes géneros.
No que toca ao recrutamento, os recrutadores vão deixar de poder perguntar aos candidatos sobre o seu histórico salarial, ficando ainda obrigados a divulgar, logo no anúncio de emprego, pelo menos, o intervalo salarial para a posição em aberto.
Nesta sessão plenária contabilizaram-se 427 votos a favor, 79 contra e 76 abstenções. Esta medida legislativa- que depois de aprovada terá dois anos para ser vertida para a legislação de cada Estado-membro – irá certamente aumentar a pressão salarial na hora de recrutar e reter talento.
“Esta legislação deixa bem claro que não aceitamos nenhum tipo de discriminação salarial de género na UE. Historicamente, o trabalho das mulheres tem sido subvalorizado e mal pago. Com esta diretiva damos um passo importante para garantir remuneração igual para trabalho de igual. Estou muito orgulhoso pelo facto de o Parlamento ter conseguido alargar o âmbito, reforçar o papel dos parceiros sociais e garantir direitos individuais e coletivos fortes”, afirma Kira Marie Peter-Hansen, do Comité de Emprego e Assuntos Sociais, em comunicado.
Com a aprovação desta medida, nomeadamente com a divulgação das faixas salariais, a procura por emprego tornar-se-á mais objetiva e precisa, tornando os candidatos mais criteriosos ao responder às candidaturas de emprego, podendo descartar ou considerar opções com base nas informações disponíveis.
O Conselho terá agora de aprovar formalmente o acordo para que o texto seja promulgado e publicado no Jornal Oficial da UE. As novas regras entrarão em vigor 20 dias após a sua publicação.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.