A startup que promete salvar os oceanos com solução tecnológica

A startup, The Reef Company, apresentou, no passado mês de junho, aquela que promete ser uma das melhores soluções para ajudar a salvar a vida marinha e os oceanos.

Esta startup anunciou, durante a Conferência dos Oceanos – conferência organizada pela ONU, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, em Lisboa -,  a sua solução inovadora: uma espécie de “eco recife” artificial.

A Reef confirmou que Portugal, mais concretamente na Comporta, em Cascais e na Madeira, seria o local escolhido para a implantação dos primeiros “eco recifes”.

Esta tecnologia pretende fazer face à perda de biodiversidade que tem prevalecido na vida marinha. Estes “eco recifes” funcionarão como um “apartamento” para peixes e plantas.

São estruturas que visam criar a maior superfície de crescimento possível, além de “oferecer abrigo para a vida marinha, podendo também contribuir para a melhoria da resiliência costeira”, explica a The Reef Company.

Acrescente-se ainda que todos os ecos recifes possuem uma infra-estrutura “BluBoxx”, responsável por recolher, gravar e analisar dados marítimos, que servirão para aplicações como nas indústrias de alimentos e agricultura, para o turismo, a investigação científica e académica.

O projeto está em bom caminho, dado já ter conseguido parcerias governamentais e com outras empresas tecnológicas que serão fundamentais para a prossecução do mesmo.

“Infelizmente, já não será possível salvar o planeta através de soluções 100% naturais, pelo que devemos tirar o melhor partido das inovações tecnológicas para reverter a situação”, refere Jeroen van de Wall, fundador e CEO da The Reef Company, em comunicado.

Mas porquê a escolha de Portugal? Jeroen afirma que “Portugal é um país de mar e, onde outrora se encontravam extensas pradarias marinhas cheias de vida, encontramos agora verdadeiros desertos.”

Apesar disso, já existem muitas propostas em análise para que a tecnologia chegue a outros continentes, indo até países como o Brasil, a Costa Rica e a Malásia.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img