A seguradora Allianz e as metas climáticas

A Allianz, a maior seguradora da Europa, decidiu adotar uma postura mais assertiva relativamente à indústria do gás e do petróleo, uma vez que se comprometeu veementemente com as metas climáticas mundiais. Esta mudança significa a redução dos seguros para o setor energético, um dos maiores impulsionadores de emissões de gases de efeito de estufa.

Esta alteração decorre da enorme pressão para unir esforços corporativos para controlar as emissões. A seguradora decidiu que, a partir do início de 2023, não emitirá novos seguros de propriedade e acidentes para financiar novos projetos de gás e petróleo, sendo que irá deixar de renovar contratos a partir de julho de 2023.

Das várias atividades abrangidas pela retirada de seguros, incluem-se a construção de novas infraestruturas petrolíferas de médio porte; exploração e desenvolvimento de novos campos de gás e petróleo; projetos de metano no Ártico, Antártico, areias betuminosas, campos de mar bastante profundos; e a construção de novas usinas de petróleo.

A partir de 2025, a Allianz só garantirá seguros a empresas de gás e petróleo que estejam no caminho científico para emissões zero até 2050, incluindo as principais empresas petrolíferas responsáveis pela grande parte das emissões a nível mundial. A seguradora garantiu que não forneceria seguros, resseguros ou financiamento a empresas que obtenham mais de 10% de receitas de areais betuminosas.

A Allianz é a 10ª maior companhia de seguros a adotar este tipo de restrições para com o setor energético, no campo do petróleo e do gás, sendo que tem existido um grande impulso por parte de diversas seguradoras no mundo inteiro a adotar este tipo de medidas e a aliar-se com os compromissos das metas climáticas. Nos últimos meses a Swiss Re, a segunda maior resseguradora do mundo, adotou igualmente as linhas condutoras das metas climáticas, sendo que não assegurará novos projetos de gás e petróleo.

A ONG Insure our Future congratulou a iniciativa da Allianz, sendo que esta seguradora demonstrou ser um exemplo no setor de seguros.

A Allianz está a cumprir a sua promessa de contribuir para uma descarbonização na economia, liderando pelo exemplo o setor das seguradores no que concerne às alterações climáticas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img