Atualmente, tem-se observado uma verdadeira revolução digital liderada pelas criptomoedas e pelo sucesso da blockchain, mas existe outro ativo digital a revolucionar o mercado denominado de NFTs (Non Fungible Token). É uma tecnologia que pode ser usada em transações de ativos digitais, sendo a maioria em artigos digitais colecionáveis.
Jack Dorsey, CEO do Twitter de Nova York, vendeu o primeiro tweet publicado como um NFT por 2.9 milhões de dólares. Todo o dinheiro recebido foi doado para um fundo africano de caridade, para ajudar famílias desfavorecidas em pobreza extrema – GiveDirectly. Este tweet foi publicado a 21 de Março de 2006, tendo sido partilhado mais de 120.000 vezes e registado mais de 160.000 gostos.
just setting up my twttr
— jack (@jack) March 21, 2006
A versão do tweet digitalmente autografada foi adquirida, 15 anos depois, por Sina Estavi, CEO da Bridge Oracle. Este adquiriu-o no Valuables, uma plataforma digital que permite a compra e venda de tweets autografados pelos seus criadores. Dorsey disse que iria imediatamente reinvestir o dinheiro da venda em Bitcoins.
Os NFTs ganharam força nos últimos meses como uma tecnologia emergente para vender arte digital, desenhos ou música. São usados como símbolos digitais que comprovam autenticidade e não possuem exclusividade. Depois, são inscritos com a assinatura do artista na blockchain, o arquivo digital usado maioritariamente em criptomoedas.
Nos últimos tempos, os NFTs têm subido de valor de mercado sendo agora vendidos por preços exorbitantes, o que reflete o grande entusiasmo por parte do mercado, que atualmente está dominado por ações e criptomoedas.
Autor: Afonso Silva | Fonte: CNN