A corrida aos certificados de aforro mantém-se

Fonte da imagem: JornalEco

Os certificados de aforro têm vindo a ganhar terreno nos últimos tempos.

Segundo o Banco de Portugal, só no mês de março, os portugueses investiram 3,6 mil milhões de euros neste tipo de investimentos, o que corresponde a cerca de 118 milhões de euros por dia, um número bastante elevado para um país onde a insegurança económica é a ordem do dia.

A corrida aos certificados de aforro começou aproximadamente no verão do ano passado, altura em que a taxa Euribor a três meses começou a subir, deixando para trás o terreno negativo(onde estava desde abril de 2015) e os benefícios de investir em certificados de tesouro.

Estando estes na ordem do dia, reunimos um conjunto de perguntas que pairam no ar quando o assunto são certificados de aforro.

O que são certificados de aforro?

Os certificados de aforro são uma forma de investir as poupanças com segurança, sem possibilidade de perder o dinheiro investido.

É um investimento seguro?

Um investimento seguro é sempre uma opinião subjetiva. 

Contudo, podemos afirmar que o capital é garantido, já que se trata de títulos de dívida pública, ligados ao Estado, onde a possibilidade de falência é quase nula.

À sua poupança, vão sendo acumulados juros que fazem aumentar o investimento que fez inicialmente.

Ora, são esses juros que têm vindo a subir à boleia das taxas Euribor, as taxas de referência do crédito à habitação.

Qual é a taxa atualmente?

Atualmente, a taxa fixa-se nos 3,2%, sendo que o limite máximo que pode alcançar é os 3,5%, mais 0,3 pontos percentuais.

Qualquer pessoa pode subscrever os certificados?

Os certificados só podem ser subscritos por particulares, não sendo transmissíveis e o valor mínimo a investir é a subscrição de 100€, sendo o valor máximo 200.000€.

Quando é que eu posso liquidar os títulos?

Os títulos não podem ser liquidados nos três primeiros meses após a subscrição. Depois dessa data, podem ser retirados a qualquer altura, ficando o montante que pretende retirar ao critério do investidor.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img