Ao avaliar a performance de uma empresa, é crucial conhecer as métricas financeiras mais relevantes e habitualmente usadas. Indicadores como as margens de lucro podem fornecer informações valiosas sobre a saúde financeira e a eficiência da empresa, e ajudar os investidores (e também os gestores) a tomar decisões informadas.
Mas quais são as fórmulas e métricas mais importantes a saber quando queremos analisar uma empresa?
1. ROI (“Return on Investment”)
Uma das métricas financeiras mais importantes é o Retorno sobre Investimento (ROI). O ROI mede o lucro gerado pelo investimento em relação ao valor do investimento.
O ROI é uma métrica valiosa, pois permite que os investidores comparem o desempenho de diferentes empresas ou investimentos. Um ROI alto indica que a empresa está a gerar lucros significativos em relação ao investimento, enquanto um ROI baixo pode indicar problemas financeiros.
É calculado dividindo o lucro líquido pelo investimento total:
ROI = Lucro Líquido / Investimento Total
Exemplo: O retorno sobre o capital investido da Tesla nos últimos doze meses é de 23,8%. De acordo com os dados adquiridos pela Finbold, as ações da Tesla registaram um ROI recorde de 224,93% entre junho de 2021 e junho de 2020, superando os seus principais concorrentes.
Target: Quanto mais alto, melhor estará a empresa e os seus investimentos. Se for negativo poderá ser um sinal de que o investimento não é viável.
2. Payback period (“Período de Retorno do Investimento”)
O payback period é um cálculo que permite saber em quanto tempo os lucros trazidos por um investimento cobrirão o valor aplicado inicialmente. É usado em empresas para compreender o retorno dos investimentos e analisar se os ganhos compensam o investimento.
É calculado dividindo o valor do investimento inicial entre o fluxo de caixa médio mensal.
Exemplo: se uma empresa fizer um investimento de 80.000 e o fluxo de caixa mensal médio for de 3.000, o período de retorno será de 26,7 meses (aproximadamente 2 anos e 3 meses).
Target: Quanto menor for o período de retorno do investimento, melhor posicionada estará a empresa.
3. Gross profit margin (“Margem de Lucro Bruto”)
Gross profit margin é a relação entre lucro bruto e receita de uma empresa. Indica a percentagem de cada dólar de receita que é convertida em lucro bruto e é usado para medir a eficiência da empresa em gerenciar seus custos. Quanto maior o lucro bruto, melhor a saúde financeira da empresa.
O lucro bruto é calculado antes de deduzir despesas operacionais, impostos e juros. Se uma empresa vende 1.000 unidades de um produto por 100 euros cada, o valor das vendas seria de 100.000 euros. Se os custos dos bens vendidos forem de 60.000 euros, o lucro bruto seria de 40.000 euros (100.000 – 60.000).
Portanto, a Margem de Lucro Bruto é calculada dividindo o lucro bruto pela receita e expressando o resultado como uma percentagem.
Exemplo: A Margem de Lucro Bruto da TESLA foi de 24,5%, nos últimos reportes financeiros.
Target: Dependendo da indústria, um valor entre 10%-20% e acima da média da indústria será bastante positivo.
4. Operating profit margin (“Margem de Lucro Operacional”)
Operating Profit Margin é uma medida de rentabilidade que mostra quanto de cada dólar de vendas a empresa gera como lucro operacional.
O Operating Profit, também conhecido como Lucro Operacional, é o lucro obtido pelas operações da empresa, antes de deduzir despesas financeiras e impostos. É obtido pela subtração dos custos operacionais das vendas. É também conhecido como EBIT.
O lucro operacional é importante porque mostra o desempenho da empresa sem incluir as despesas financeiras e impostos, o que permite aos analistas avaliar a eficiência operacional da empresa e compará-la com outras empresas do mesmo setor.
É calculado dividindo o lucro operacional pela receita e é geralmente expresso em percentagem.
Exemplos: De acordo com os dados mais recentes disponíveis, a margem de lucro operacional média das empresas do S&P 500 em 2022 foi de 8,6%. No entanto, esse número pode variar muito dependendo do setor, com algumas indústrias a registar margens de lucro muito maiores do que outras. Por exemplo, o setor de tecnologia teve uma margem de lucro operacional média de 12,6%. Por exemplo, a Apple assinalou uma margem de 21,7% em 2022.
Target: Dependendo da indústria, um valor entre 10%-20% e acima da média da indústria será bastante positivo.
5. Return on Equity (“Retorno sobre Capital Próprio”)
Return on Equity (ROE) é uma medida de rentabilidade que mostra o quanto uma empresa está a gerar de lucro com o capital investido pelos acionistas. O ROE é utilizado para avaliar a eficiência da gestão e a capacidade da empresa de gerar lucros a partir do capital próprio. Um ROE alto indica que a empresa está gerando lucros elevados com o capital investido pelos acionistas, enquanto um ROE baixo pode indicar problemas de gestão ou falta de oportunidades de investimento rentáveis.
É calculado dividindo o lucro líquido pela média do patrimônio líquido, e, habitualmente, expresso em percentagem.
De maneira geral, é considerado um ROE elevado quando este é maior do que o valor médio do setor, ou do mercado. Por exemplo, se a média do setor é de 15%, uma empresa com ROE de 20% seria considerada como tendo uma rentabilidade elevada.
Exemplo: Uma das empresas que tem das melhores performances neste indicador é a Apple. Apresentou um return on equity de cerca de 160% (nos últimos relatórios financeiros).
Target: Dependendo da indústria, um valor entre 10%-20% e acima da média da indústria será bastante positivo.
6. Return on Assets (“Retorno sobre Ativos”)
O retorno sobre os ativos (ROA) é um indicador que procura medir o quão bem uma empresa está a gerar lucros em relação aos seus ativos totais. Mostra a percentagem de quão lucrativos são os ativos de uma empresa para gerar receita. Um maior retorno sobre o valor dos ativos indica que uma empresa é mais eficiente na utilização dos seus ativos para gerar lucro.
É calculado como Lucro Líquido dividido pelo Ativo Total.
Exemplo: De acordo com a Investopedia, o retorno sobre os ativos (ROA) da Apple no trimestre encerrado em 30 de março de 2021 foi de 10,10%. Este foi um aumento de 8,45% no trimestre anterior e 6,78% no mesmo trimestre do ano anterior. Importa notar que o ROA da Apple tem aumentado consistentemente nos últimos anos.
Target: Dependendo da indústria, um valor entre 5%-10% e acima da média da indústria será bastante positivo.

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.