5 dicas para combater a inflação

A subida dos níveis de preços dos bens e serviços da economia é cada vez mais uma realidade presente nos dias que correm, e ninguém consegue sair em pune. Conheça algumas dicas que o podem ajudar a minimizar os efeitos da inflação. 

Sente que vai às lojas ou realiza uma compra online e paga mais pelos mesmos produtos ou serviços? Saiba que não está errado. 

Semana após semana a realidade mantém-se e a subida generalizada dos preços parece não terminar. Desta forma, nunca foi tão importante como agora adotar medidas que possam contribuir para a redução do efeito da inflação que atingiu toda a Zona Euro. 

Dica nº1: Construa um orçamento realista

Uma estratégia que o pode ajudar a garantir que a saúde das suas finanças pessoais é a melhor, prende-se com a realização de um orçamento que seja realista para o seu agregado familiar. Isto é, se começar o mês tendo já bem definido um plano financeiro estratégico que compreende exatamente quais os rendimentos que irá obter e as despesas que pretende realizar, o seu controlo e organização será certamente mais simples. 

Planeamento é uma tarefa fundamental para o sucesso, mas é também importante que esse planeamento seja realista. Procure definir níveis de despesa detalhados que consegue cumprir, evitando incluir despesas desnecessárias e definindo áreas onde pode poupar. Posteriormente, e mais importante ainda que planear, é cumprir aquilo que definiu. Procure não fugir da linha, garantindo que cumpre os objetivos definidos. 

Dica nº2: Faça as suas compras com peso e medida

 Com certeza que já caiu no erro de sair de casa a pensar que não iria comprar nada, ou que iria só comprar uma pequena coisa, e acabou por comprar muito mais do que o previsto. Todos os gastos somados, por mais pequenos que possam parecer, acabam por ter um grande impacto no final do mês. 

Assim, esta dica sugere que deve procurar ao máximo evitar realizar despesas que não tenha inicialmente orçamentado no seu planeamento. Uma forma que o pode ajudar a evitar este tipo de situações é realizar uma lista das compras que pretende realizar, cumprindo-a à risca. 

Dica nº3: Invista com precaução

Tendo em conta o atual contexto, o dinheiro cada dia vale menos do que no dia anterior. Neste sentido, a terceira dica sugere que deve procurar aplicar as suas poupanças em alternativas que sejam rentáveis e que lhe permitam fazer crescer o seu dinheiro. Procure investir uma quantia com que se sinta confortável, diversificando a sua carteira de investimentos para que esteja mais protegido. Não desvalorize a importância da diversificação, e, portanto, não coloque todos os seus ovos no mesmo cesto. 

Dica nº4: Realize investimentos que beneficiem da inflação

Na sequência da anterior dica, esta sugere que deve procurar realizar investimentos em ativos que beneficiem da inflação, como, por exemplo, obrigações que estão indexadas à inflação. No atual contexto estes são ativos que poderão conferir-lhe uma boa rendibilidade. Seja esperto e estude as suas opções.   

Dica nº5: Compare preços

Nunca foi tão fácil como nos dias de hoje comparar preços dos mais diferentes produtos, sem sequer ter que sair de sua casa. Uma das principais formas para combater a inflação prende-se justamente com a procura pela informação dos preços que as diferentes empresas e marcas se encontram a praticar. É muito comum que o mesmo produto custe valores diferentes em locais diferentes, seja por causa das diferenças nos preços praticados, seja pela prática de determinadas promoções. Esteja atento, e faça a sua pesquisa de mercado. 

Estas são algumas das dicas que o podem ajudar a combater a inflação. Procure por estas medidas em prática para que sinta menos os efeitos da subida generalizada dos preços. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img