Esta sem sido uma rúbrica frequente na Meu Capital, em que todos os meses tentamos trazer-vos um conjunto de dicas que permite economizar mais a vossa carteira, desde dicas para poupar na universidade até dicas para poupar no dia-a-dia.
Assim, com o surgimento do novo mês, surge então uma nova notícia que vos irá permitir economizar e poupar algum dinheiro, uma vez que a crise, a redução do poder de compra e o aumento da taxa de inflação são os temas do dia e, pelos vistos, vieram para ficar.
Corta nas telecomunicações
Hoje em dia é indispensável um jovem ou um adulto ter um telemóvel sem dados móveis, seja 500mb, 1Gb, 10Gb, o que for.
Mas hoje em dia, a grande maioria dos espaços públicos disponibiliza Wi-Fi, o que te permitirá desligar os teus dados móveis e aproveitar o Wi-Fi dos espaços onde circular.
Para além disso, se encontrares algo interessante nas redes sociais, tens sempre a opção de “ver mais tarde”, o que o poderás fazer em casa já na tua internet ilimitada.
Outra forma excelente de poupar dinheiro nas telecomunicações passa por renegociar o contrato que tens com a tua operadora. Contacta-a, pergunta se não têm promoções de que possas beneficiar. Se, pelo mesmo valor, passares a receber mais, estás a ganhar poder de compra, não a perdê-lo.
Poupa em transportes
Sem dúvida que o carro e o avião são, atualmente, os meios de transporte mais caros para circular.
Com o preço dos combustíveis a atingir máximos históricos e o preço das portagens prestes a subir 10%, torna-se muito complicado um português conduzir todos os dias para o seu trabalho ou para as suas atividades.
Se tens viatura própria, calcula quanto combustível gastas por semana. Cria um limite e mantém a disciplina de não o ultrapassar. Quando abasteceres, certifica-te de que estás a usufruir de todos os descontos possíveis
Para quem faz percursos pequenos e bem servidos de ciclovias, uma bicicleta pode ser uma alternativa ainda mais em conta, e mais saudável, resultando também na poupança no ginásio.
A alimentação costuma representar uma fatia abundante do orçamento mensal. É, também por isso, uma área onde há muito espaço de poupança. A primeira, e mais óbvia, é a de levar comida para o trabalho, em vez de comer fora.
Poupa na alimentação
Compara preços entre hipermercados. Usando os sites, verifica regularmente o preço do teu cabaz habitual. Muda de hipermercado sempre que se justificar.
Estas são apenas algumas dicas que podes começar a utilizar no teu dia-a-dia e que te irão permitir ter uma poupança na carteira.
Se quiseres mais dicas como esta, partilha esta notícia com os teus amigos, com os teus familiares e a Meu Capital encarrega-se de redigir outra notícia com ainda mais dicas.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.