2,75 mil milhões de euros até 2063: Eis o que a ANA vai pagar ao Estado

A ANA- Aeroportos irá pagar ao Estado cerca de 2,75 mil milhões de euros entre 2024 e 2063, ano em que termina a concessão. De salientar que o pagamento deste montante ficou acordado no contrato de concessão ratificado em 2012, o qual definia que a partir do 11º ano de privatização a ANA teria de partilhar parte da receita com o Estado.

Orçamento do Estado para 2023

O montante a pagar pela ANA ao Estado está incluído no Orçamento de Estado para 2023, o qual foi aprovado no passado dia 25 de novembro de 2022, prevendo-se que a empresa que gere os aeroportos em Portugal pague oito milhões de euros em 2024, referente ao ano anterior. O valor a pagar irá aumentar anualmente, até atingir os 146 milhões de euros em 2063. 

4,94 mil milhões de euros

Entre 2013 e 2021, a ANA- Aeroportos gerou um volume de negócios de 4,94 mil milhões de euros e um lucro que ascendeu aos 1,11 milhões de euros.

Regresso aos resultados positivos

Após um prejuízo de 72,1 milhões em 2020, devido à pandemia que parou as viagens e o fluxo turístico, em 2021, a empresa gerida pelo CEO Thierry Ligonnière, juntamente com o Chairman José Luís Arnaut voltou a apresentar resultados muito positivos, na ordem dos 25,3 milhões de euros.

Privatização em 2012

A privatização da ANA- Aeroportos teve lugar em 2012, aquando do Governo de Pedro Passos Coelho. A empresa foi vendida nesse ano à Vinci Concessions SAS, pelo montante de 3,08 mil milhões de euros, sendo a venda justificada não pelo valor oferecido, mas sim pela proposta interessante do ponto de vista estratégico apresentada pela Vinci. 

Contudo esta venda nunca reuniu muito consenso, tendo sido mesmo considerada por Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas, como uma das vendas mais danosas para o interesse público.

 

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