Há novidades para os fãs da marca Apple e para aqueles que acompanham os mercados financeiros.
Um analista financeiro de Wall Street acaba de aumentar o seu price target para as ações da Apple ($AAPL) para os 190 dólares por ação.
Trata-se de Dan Ives – Diretor Administrativo e Analista de Tecnologia na empresa de pesquisa de mercado Wedbush Securities. Frequentemente, podemos ver o seu nome citado em vários meios de comunicação, incluindo CNBC, Bloomberg e Reuters, sendo conhecido pelas suas previsões otimistas para a Apple e outras empresas de tecnologia.
Será que a Apple é um bom investimento?
Contrariando a queda geral do mercado de ações, Ives alega que a gigante de Cupertino estará a ter sinais positivos na procura por iPhones na China.
O fornecimento de iPhones manteve-se estável em janeiro e fevereiro, em contraste com o trimestre de dezembro – tempos em que houve escassez devido a questões relacionadas com as políticas de “COVID-Zero” da China. As indicações iniciais de março são otimistas e sugerem que as condições continuam a melhorar.
No primeiro trimestre fiscal da Apple, que terminou em dezembro, as receitas do iPhone de $65,78 mil milhões representaram 56,1% do total de receitas, e as vendas geradas na China de $23,91 mil milhões representaram 20,4% do total de receitas.
Market share na China: sinais positivos
O analista afirmou que a Apple está a ganhar quota de mercado na China e que a procura nos EUA e na Europa se mantém forte.
Vejamos os dados oficiais:
- No primeiro trimestre de 2022 a Apple apresentava uma quota de mercado de 18%, que caiu no segundo trimestre (13%) e recuperou ligeiramente no terceiro (14%).
- No último trimestre de 2022, a Apple foi a empresa que conquistou mais market share atingindo os 22% – um feito importante para a empresa, num mercado estratégico.
A classificação
Ives reiterou a classificação de “outperform” que tem dado à Apple nos últimos três anos, elevando o seu preço-alvo das ações para $190, de $180, com o novo alvo implicando cerca de 25% de potencial de valorização em relação aos níveis atuais.
As ações da Apple subiram 6,8% nos últimos três meses, enquanto o Dow Jones Industrial Average caiu 3,3%.
Nota ao investidor
É importante mencionar que, apesar deste otimismo, os preços das ações podem ser voláteis e podem flutuar com base em variadíssimos fatores. Deste modo, é fundamental que cada investidor realize a sua própria pesquisa e tome decisões informadas com base nos seus próprios objetivos financeiros e tolerância ao risco.
Se os mercados financeiros constituem uma temática que te entusiasma e pretendes aprender mais e começar a investir, visita a XTB.

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.